Header Ads

Zâmbia: Mulheres têm direito um dia de folga por mês devido à menstruação [Saiba Mais...]

Segundo reportou a BBC, na Zâmbia as mulheres têm direito a ter um dia de folga por mês devido à menstruação.
Esse dia chama-se ‘Dia da Mãe’, mas aplica-se a todas as mulheres, inclusive as que não têm filhos.
De acordo com a reportagem, a definição deste dia de folga não está bem definido, isto porque as mulheres podem tirar o dia quando quiserem e não têm de apresentar qualquer justificação médica, o que tem levantado algumas questões no país.
“Eu acho que é uma boa lei porque as mulheres passam por muito sofrimento quando estão com o período”, notou Ndekela Mazimba, que trabalha em relações públicas.
Ndeka é o exemplo de uma mulher que não tem filhos, mas que faz questão de tirar esse dia devido às fortes dores que o período lhe dá. Qualquer chefe que negue às suas funcionárias femininas este direito, pode mesmo ser levado a tribunal.
Contudo, existem também mulheres que são contra esta lei. Algumas delas, acreditam que as mulheres se aproveitam desta medida, o que encoraja a que as mesmas sejam mais preguiçosas
“Eu não acredito nisto e nunca tiro este dia”, explicou Mutinta Musokotwane-Chikopela, cuja profissão é dedica ao marketing. “A menstruação é uma coisa normal no corpo da mulher. É como estar grávida”, exemplificou.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.