Header Ads

Noticia: Finlândia: Eliminará disciplinas de Matemática, Química e Geografia do sistema escolar Confira Aqui!

De quantas fórmulas das aulas de Matemática no colégio você se lembra?
O atual sistema educacional, vigente na maioria dos países, pode aprender muito com um plano da Finlândia que pode transformar a educação do país europeu.
“Na educação tradicional os alunos vão à sala de aula e têm aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, em vez de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam do planejamento, são pesquisadores e também avaliam esse processo”, disse Marjo Kyllonen, mentora de educação de Helsinque.
Os finlandeses querem acabar com o ensino por disciplinas, como Matemática, Química e Geografia, e substituí-las por assuntos.
Em vez de Matemática, com inúmeros exercícios de geometria e equações, serão oferecidos cursos vocacionais que demandem aprender noções básicas e cálculos complexos. Exemplifica uma matéria publicada no jornal The Independent.
O aluno pode, por exemplo, optar pela atividade “serviços de cafeteria”. Para além das tarefas mecânicas de trabalhar no atendimento de um café, ele vai aprender habilidades de comunicação, escrita, idiomas (uma vez que servirá clientes de todas as nacionalidades), matemática e gestão essenciais para entender o funcionamento desse tipo de negócio.
Segundo a mesma matéria, até 2020, todas as escolas da Finlândia já estarão ministrando por assuntos e não mais por disciplinas.
Essa metodologia de ensino já começou a ser aplicada em escolas de nível médio da capital finlandesa, Helsinki.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.